Formação Avançada em Zoom para Psicodramatistas e Sociodramatistas
A formação terá como objetivo mostrar possibilidades de como colocar a tecnologia ao serviço do Psicodrama e Sociodrama. Após cada demonstração, os participantes, poderão colocar em prática as funcionalidades/técnicas demonstradas. A formação será estruturada de acordo com as 3 fases do Psicodrama/Sociodrama, explorando em cada fase diferentes formas de dirigir no Zoom minimizando o facto de ser à distância e até salientando outras potencialidades específicas da videoconferência. Nestes tempos desafiantes e imprevisíveis, pretende-se mostrar como afinal é possível utilizar o Zoom como aliado e até potenciador de intervenções psicodramáticas e sociodramáticas.
É necessário estar minimamente familiarizado com a ferramenta de vídeoconferência Zoom (já ter utilizado pelo menos uma vez, como participante numa reunião). É também necessário ter um computador com webcam e microfone e um espaço reservado para participar (não é possível participar por smartphone ou tablet).
António Gonzalez é docente, investigador, performer e encenador. Fundou, em 2005, o dISPAr Teatro que coordena até à atualidade. É sócio didata da Sociedade Portuguesa de Psicodrama. É docente no ISPA desde 1995, tendo aí fundado e dirigido a pós graduação em Desenvolvimento pelas Artes Expressivas. Investiga e publica na área das relações entre o Teatro e a Terapia.
Nuno Amarante é Psicólogo Clínico no Ispa, Psicodramatista pela Sociedade Portuguesa de Psicodrama e Engenheiro Informático pelo Técnico. É docente no ISPA, psicoterapeuta na Clínica do ISPA e ator e assistente de encenação do dISPAr Teatro. Fundou a ONGD GASTagus e conta com vários anos de experiência de formação com recurso a metodologias de educação não formal e métodos ativos.